O BPI, a voz representativa das gravadoras independentes e das principais gravadoras do Reino Unido, apresentou propostas para lançar uma escola criativa especializada no norte da Inglaterra.
'BRIT School North', como é provisoriamente intitulado, é inspirado no modelo de sucesso da BRIT School em Croydon, que é gratuito e desde que abriu suas portas há mais de três décadas, estabeleceu uma reputação como líder mundial centro de educação e desenvolvimento de talentos criativos.
O BPI apresentou uma proposta ao altamente competitivo processo de financiamento de escolas gratuitas do Departamento de Educação, 'Wave-15', para abrir uma faculdade especializada de 16 a 19 anos no centro de Bradford. A escola foi projetada para oferecer uma opção única para os alunos em West Yorkshire e em toda a região, oferecendo uma oportunidade de estudar em um ambiente imersivo exclusivamente dedicado à experiência de aprendizado criativo. Espera-se que o currículo vocacional ofereça disciplinas baseadas em desempenho e habilidades em música, teatro, design digital e artes de produção. A escola destina-se a jovens que procuram seguir uma carreira no setor criativo, e o BPI sabe pela sua experiência que este tipo de ambiente educacional produz o melhor talento possível para as principais indústrias criativas do Reino Unido. Se aprovado,
Há muito que o BPI e os seus membros têm a ambição de criar uma escola criativa especializada fora de Londres e do Sudeste de Inglaterra, aproveitando o sucesso e as experiências da escola existente e cumprindo um forte compromisso de tornar a indústria da música e as indústrias criativas mais amplas, mais inclusivas e acessíveis para todos – independentemente do histórico. Este projecto prevê a colaboração entre o BPI, as três grandes editoras discográficas – Sony Music, Universal Music e Warner Music; a Escola BRIT; e o Day One Trust – que dirige escolas criativas especializadas, East London Arts & Music (ELAM) e a London Screen Academy (LSA). Essas e outras parcerias garantirão que a escola tenha vínculos diretos com as indústrias criativas mais amplas local, nacional e globalmente. garantir que o currículo se baseie nas melhores práticas e ofereça aos alunos experiências que podem não estar disponíveis de outra forma. As três grandes gravadoras também contribuirão com um valor inicial de financiamento adicional para a escola, que deverá ser usado para financiar a compra de equipamentos de última geração.
Bradford foi selecionado após um extenso trabalho para avaliar um local para a escola que atenda às ambições de aumentar o nível de oportunidades criativas para jovens carentes e forneça as condições certas para esta proposta especializada. Bradford tem uma economia criativa em desenvolvimento e foi premiada como Cidade da Cultura 2025. Se aprovada, a escola ajudará a cumprir o compromisso legado do status de Cidade da Cultura e contribuirá para a estratégia cultural de 10 anos de Bradford, que coloca as indústrias criativas em o coração de sua economia. As propostas também têm o apoio da prefeita de West Yorkshire, Tracy Brabin, que reconhece que, se aprovada, a escola terá um impacto mais amplo na região – sendo aberta a jovens de West Yorkshire e além.
Falando sobre a decisão de apresentar uma proposta, a presidente do BPI, YolanDa Brown OBE DL, disse:
“Estamos incrivelmente orgulhosos de nosso histórico na promoção e financiamento de educação criativa especializada e esta inscrição reflete nossa ambição de estender isso ainda mais por todo o Reino Unido. . As indústrias criativas são uma força poderosa para a mobilidade social, oferecendo oportunidades baseadas em habilidade e talento. Esperamos aproveitar o sucesso comprovado desse modelo para dar a um número maior de jovens do norte da Inglaterra a oportunidade de seguir uma carreira nas indústrias criativas – tanto no palco quanto nos bastidores.
“Bradford já tem uma cena cultural e criativa maravilhosamente vibrante. Estamos muito entusiasmados com os benefícios desta parceria e como podemos contribuir para as ambições de Bradford, mas também como esta escola pode continuar nosso trabalho para diversificar nosso pipeline de talentos ao 'nivelar' as oportunidades, tanto geograficamente quanto socioeconomicamente.”
A prefeita de West Yorkshire, Tracy Brabin, disse:
“West Yorkshire é o lugar para se estar quando se trata de cultura e criatividade – agora mais do que nunca, à medida que nos aproximamos do ano de Bradford no centro das atenções como a Cidade da Cultura do Reino Unido em 2025.
“Com locais musicais vibrantes em abundância, e ainda mais a caminho, nossa região está realmente consolidando seu lugar no cenário mundial como um hotspot criativo e cultural. Com a EMI North recentemente tomando a decisão de investir em West Yorkshire, isso mostra que já estamos bem acima do nosso peso cultural.
“Portanto, embora não seja nenhuma surpresa, estou emocionado por Bradford ter sido escolhido como o local preferido para esta nova escola – que oportunidade incrível isso proporcionaria aos jovens talentosos de nossa região e além!”
Lisa Mallaghan, Diretora, Bradford Producing Hub disse:
“Como uma das principais organizações de desenvolvimento de talentos em Bradford e parceira de capacidade cultural da cidade de cultura de Bradford, o Bradford Producing Hub está encantado em ouvir a notícia de que uma nova escola criativa especializada nos moldes da BRIT School pode ser inaugurada em Bradford.
“Isso traria um grande impulso à oferta de educação criativa local e forneceria acesso a oportunidades de treinamento de alta qualidade para nossos talentosos jovens artistas e criativos.
“Esperamos trabalhar ao lado deles para mostrar talentos e acelerar as carreiras de nossos jovens!”
Jordon Scott Kennedy, produtor de programação e engajamento de The Unit disse:
“Estamos muito entusiasmados com estas propostas. Os filmes que fiz recentemente em Bradford me ensinaram que a cidade é um viveiro de talento criativo, mas talento que precisa de mais oportunidades criativas para os jovens.
“Como parte da equipe The Unit - apoiada pelo Channel 4, Bradford Council, o prefeito de West Yorkshire, Impact Hub Bradford, Keighley Creative e West Yorkshire Combined Authority - procuramos criar um lar para a comunidade de cineastas em todo o distrito e também criar essas oportunidades.
“A Unidade acredita que esta nova escola especializada baseada na muito bem-sucedida BRIT School pode ajudar a trazer novos talentos para nossa comunidade e também as oportunidades práticas que eles merecem para desenvolver ainda mais suas habilidades e compartilhar a cultura de Bradford com o mundo.”